quarta-feira, 29 de abril de 2009

Reta final....

Chegamos a reta final do projeto.

Vivenciamos algumas dificulades importantes que quase comprometeram as atividades na escola. Confesso que fiquei muito preocupado, pois queria desenvolver um trabalho ainda melhor e com mais qualidade, haja vista o tempo que tínhamos. Começou com o adiamento do início do ano letivo. Depois, veio a reforma emergencial da escola que custou mais ou menos duas semanas. Após este período turbulento, enfim começamos a colocar a mão na massa.

Tive que sensibilizar mais uma vez os docentes. Tive a adesão de muitos professores, mas efetivamente fiquei com quatro deles.
Nas turmas do vespertino as atividades por desenvolvidas a partir de webquests dos portais Livre escolaBR e CFPA. As atividades forma adaptadas ao nosso cotidiano. Foi muito bom.
No noturno, que é o meu preferido por razões bastante pessoais, foi sugerido as professoras que fizéssemos atividades baseadas em uma comunidade de relacionamentos que muitos docentes não conseguem vislumbrar o seu potencial na educação. Segue abaixo uma imagem para ilustrar.



Fizemos um fórum, no qual os alunos postaram as atividades de produção de texto em inglês desenvolvidas em sala. Fizemos também uma enquete para eles darem um feedback sobre como foi realizar a atividade usando a comunidade.





Tivemos dificulades ao longo do processo, como há uma semana houve aquela chuva que causou um transtorno enorme, pois a conexão caia e voltava. Depois houve o estouro da rede de esgoto da escola. Contudo, realizamos o que foi planejado com êxito. Foram momentos de bastante alegria, como a que eu e a professora sentimos ontem no final da aula. Rompemos as barreiras de tempo e espaço. Os planejamentos com a professora Mitchela Hupsel aconteciam também a distância via SKYPE, MSN e E-MAIL. Entrávamos pela madrugada. Resultado: Os alunos fazendo as atividades, se ajudando mutuamente. Foi bem gratificante observar isso.
Já estou sentindo saudades.

Gostaria de expressar minha gratidão a todos que contribuíram para a realização deste trabalho que trará bons frutos no fututo. Agradeço à cúpula, aos colegas colaboradores que também realizaram um excelente trabalho em suas unidades, ao professores que aderiram ao projeto e sem quais teríamos muitas dificulades para sua execução. Agradeço sobretudo aos alunos, especialmente aos do projeto Tempo de Aprender do turno noturno. Alunos especiais que, com suas idades avançadas, demonstraram bastante interesse em voltar a aprender. E ainda utilizando as tecnologias da comunicação e informação, algo estranho e fora da realidade para muitos. Os Alunos do Tempo quebraram paradigmas. Obrigado a todos vocês...

Agora, que venha a TV Pen Drive!!!

Até a próxima!

Nenhum comentário: